O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, é um mês dedicado ao incentivo à amamentação.
A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
No início do mês, também ocorre, em todo o planeta, a #SMAM, Semana Mundial de Aleitamento Materno, onde ações dedicadas à divulgação do aleitamento materno e seus benefícios para o planeta, são intensificadas.Os principais objetivos da #SMAM são:
- Informar as pessoas sobre a relação entre aleitamento materno e o meio ambiente e mudanças climáticas
- Divulgar a amamentação como uma decisão climática e inteligente
- Engajar indivíduos e organizações para aumentar o impacto
- Implementar ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação
Amamentar é de graça, tem absolutamente TUDO que o bebê precisa até os 6 meses (e continua complementando depois), reduz a incidência de câncer de mama, aumenta o vínculo entre mãe e filho e ainda por cima, não produz lixo. O leite materno é um recurso natural, sustentável, renovável e seguro. Sua produção e consumo não geram poluição ou desperdícios.
A natureza é perfeita não é?
Cada família teve ou terá um tipo de experiência com a amamentação, mas quanto maior o conhecimento sobre os seus benefícios, a formação de rede de apoio e a busca por ajuda, maior as chances de sucesso.
Mas infelizmente, com todos esses benefícios, a média global de aleitamento exclusivo até os 6 meses é de apenas 40%.
No Brasil, o índice é estimado em 38,6%. Nos países de renda média e alta, essa taxa diminui ainda mais, apenas 23,9% das crianças são alimentadas somente com o leite materno até os 6 meses.
Nos países menos desenvolvidos, o índice de amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida está acima da média global, alcançando os 50,8%. As maiores taxas são encontradas em Ruanda (86,9%), Burundi (82,3%), Sri Lanka (82%), Ilhas Salomão (76,2%) e Vanuatu (72,6%).
Até 2025, a Organização Mundial da Saúde quer garantir que pelo menos 50% das crianças no mundo sejam alimentadas exclusivamente com leite materno durante os 6 primeiros meses de vida.
Vamos ajudar nessa meta?
Comments