Vamos começar pelo conceito de atividade física: “Qualquer tipo de movimento corporal que resulte no gasto de energia acima daquele considerado padrão quando o corpo está em repouso”.
A atividade física desempenha um papel importante na saúde cardiovascular das crianças, no fortalecimento muscular e ósseo e diminuindo o risco de ganho de peso excessivo.
Além disso, promove um aumento da autoestima, diminuição do estresse e ansiedade e estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e trabalho em equipe.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a atividade física esteja presente desde os primeiros anos de vida da criança. Observe as recomendações para cada faixa etária:
Recomendações para Crianças de 0 a 2 anos de idade
- Estímulos curtos, várias vezes ao dia.
- Bebês que ainda não começaram a engatinhar devem ser encorajados a alcançar e segurar objetos, puxando e empurrando, movendo corpo e membros.
- Bebês que conseguem se arrastar/engatinhar devem ser estimulados a serem tão ativos quanto possível em um ambiente seguro, supervisionado e estimulante.
- Crianças que conseguem andar sozinhas devem ser fisicamente ativas por pelo menos 180 minutos em atividades que podem ser divididas ao longo do dia .
- Os 180 minutos podem incluir atividades leves, como ficar de pé, movendo-se, rolando e brincando, além de atividades mais energéticas como saltar, pular e correr.
Até os dois anos de vida recomenda-se que o tempo de tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos) seja ZERO.
Crianças de 3 a 5 anos de idade
- 180 minutos de atividade física de qualquer intensidade distribuída ao longo do dia, incluindo uma variedade de atividades em diferentes ambientes e que desenvolvam a coordenação motora.
- Brincadeiras ativas: andar de bicicleta, atividades na água, jogos de perseguir e jogos com bola são as melhores maneiras para essa faixa etária se movimentar.
- A partir dos 3 anos de idade atividades como como natação, danças, lutas, esportes coletivos podem ser incluídos.
Recomenda-se que o tempo de tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos) seja limitado em 2 horas por dia.
Importante: As orientações são relevantes para todas as crianças e adolescentes, a menos que condições médicas específicas individuais indiquem o contrário
Acesse mais conteúdos no meu instagram @camilanbaldasso
Fonte: Barros RR, et al. Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência. Manual de Orientação. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2017
Comments