O medo é uma reação de sobrevivência, o corpo nos envia essa mensagem como um sinal de perigo, para que a gente possa ficar alerta.
Muitas vezes, o medo não é real, é apenas uma reação a algo desconhecido, ou alguma lembrança sobre uma situação, que outra pessoa te falou que era ruim. Mas também, pode estar relacionado a alguma experiência negativa.
Para resolver o medo da criança, precisamos entender o que está causando essa reação. É a primeira vez que ela vai ao dentista, não sabe como é? Alguém da família fica repetindo em casa que é ruim e dói? Já teve alguma experiência negativa?
Depois de entender o motivo, é possível resolver o medo.
Medo do desconhecido: Se a causa for o medo do desconhecido, não saber o que irá acontecer, devemos explicar tudo, de acordo com o nível de entendimento da criança, o que o dentista faz, porque ela precisa ir e o que irá encontrar no consultório.
Medo porque outras pessoas falam que é ruim: Quando isso acontece, a resolução precisa envolver a pessoa, ou as pessoas, que estão falando isso pra criança. Como ela terá uma boa experiência com alguém falando o contrário a todo instante? O estímulo deve ser positivo, não é porque alguém algum dia, teve uma experiência negativa que todos também terão.
Medo por experiência negativa: Nessa caso, se a criança já passou por alguma experiência negativa (é preciso estar atento, pois ela ter associado a algo negativo, não quer necessariamente dizer que foi ruim, mas sim o significado que foi dado à situação), o que deve ser feito é ressignificar esse medo, acrescentar novas experiências positivas, e aos poucos mostrar que não é necessário alimentar isso.
O que podemos fazer para evitar então?
Conhecimento: A melhor forma de evitar o medo, é o conhecimento do ambiente do consultório odontológico, especialmente com o odontopediatra, desde cedo. Pois assim, as experiências positivas serão sempre maiores, e a familiarização da criança desde cedo ajuda nisso.
Conversar sobre saúde da boca: Explicar a importância da saúde bucal em casa, nos momentos de escovação ajuda muito, ter esse momento como um hábito.
Fale a verdade: Ninguém gosta de ser enganado, imagine uma criança que ainda não entende muito bem o que é isso. Por isso, nunca minta para a criança que ela está indo ao parquinho, quando na verdade está indo ao dentista, fale sempre a verdade.
Como é aí na sua casa? Gostou dessas dicas?
Para mais conteúdos acesse também meu instagram: @camilanbaldasso
Comments